História

Passados os festejos da inauguração da Casa de Cultura iniciou-se a inauguração de seus espaços culturais de acordo com um cronograma elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e no dia 27 de setembro de 1990, em uma quinta-feira de primavera, teve a abertura da Biblioteca Erico Verissimo. Na cerimônia compareceram o Secretário Estadual da Cultura, e o Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, e, contando com a presença da viúva de Erico Verissimo, Sra. Mafalda entre os convidados. Apoiada pelo patrocínio da empresa, Grupo Gerdau - Cia Siderúrgica Rio-Grandense, que financiou para sua concretização.

Especializada em literatura e artes, a Biblioteca Erico Verissimo possui registro de número 647 no Conselho Regional de Biblioteconomia – 10ª região e registro no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SBPE), de número 1396. 

Contando com Ionice Prado de Oliveira (gestão 1990-1992) como sua primeira bibliotecária, desde então, a biblioteca teve como coordenadoras as bibliotecárias Denise Paulsen (gestão 1992-1998), Marília Sauer Diehl (gestão 1999-2002), Hedi Schütz (gestão 2003-2010), Carmen Lucia Galisteo, funcionária desde 1991 (gestão 2010-2019) e Ana Maria de Souza (2022-2023).

Inicialmente, a biblioteca funcionava apenas como apoio às oficinas ministradas na CCMQ, sem serviço de empréstimo, apesar de o mesmo ser bastante solicitado pelos usuários. Após duas solicitações oficiais, o empréstimo foi aprovado pela SEDAC no ano de 1994.

A biblioteca tem como propósito prestar assessoria aos núcleos e instituições da Casa de Cultura Mario Quintana e, como missão, oportunizar a utilização de seu acervo e serviços de forma a contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo de seu público, visando à construção da cidadania e a qualificação da vida socioeconômica e cultural da comunidade.






https://bibliotimoccmq.blogspot.com/2020/09/pronunciamento-do-deputado-estadual-ruy.html


Inauguração da Casa de Cultura Mario Quintana em 1990

A antiga moradia de Mario Quintana agora transformada em Casa de Cultura Mario Quintana teve a sua inauguração em uma terça-feira, dia 25 de setembro de 1990, com a abertura de suas portas em meio a uma grande festividade, repleta de autoridades, artistas, convidados, ex hóspedes, ex-moradores, netos e bisnetos de Horácio de Carvalho (Primeiro dono do Hotel Majestic), público em geral, imprensa, rádio, televisão e o grande poeta Mario Quintana, seu mais célebre morador.
 
Guazzelli e Mario Quintana descerram a placa na inauguração da CCMQ


Carlos Appel, José Fogaça e Pedro Simon




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Livraria do Globo da Rua da Praia

  A escultura de ferro no topo do prédio da Rua dos Andradas (Rua da Praia), talvez continue despercebida devido à pressa dos dias de hoje. ...